Cresce o número de devedores do Imposto Territorial Rural (ITR)

Cresce o número de devedores do Imposto Territorial Rural (ITR)


O Imposto Territorial Rural (ITR) é um tributo federal cobrado anualmente das propriedades rurais e varia conforme o tamanho da propriedade e seu grau de utilização. Uma parte do dinheiro arrecadado fica com o governo federal e a outra parte vai para as prefeituras dos municípios onde as fazendas se localizam.

Segundo a Receita Federal, o número de devedores deste imposto cresce a cada ano, isso porque não há uma eficiente fiscalização sobre essas propriedades.

Pensando na correta fiscalização com o intuito de incrementar a arrecadação do município trazendo vários benefícios e melhorias para o mesmo, a Organização Paulista realizará um treinamento no dia 15/12/17 em Cuiabá – MT, onde serão abordados:

  • CAFIR;
  • Cobrança;
  • Legislação;
  • Declaração;
  • Fiscalização;
  • Atendimento;
  • Programa de Acesso a Omissos de Declaração do ITR.

E para garantir o total aprendizado dos participantes, oferecemos um ano de assistência, diretamente com o palestrante para que possam sanar eventuais dúvidas que surgirem no dia a dia. Consulte os valores.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

Não deseja mais receber nossas mensagens? Acesse este link.

 

PRORROGAÇÃO Convênio ICMS nº 100/97 é prorrogado para abril de 2019

PRORROGAÇÃO

 

Convênio ICMS nº 100/97 é prorrogado para abril de 2019

 

http://sistemafamato.org.br/portal/imagens/noticias/05102017043144.jpg

Ascom Famato

 

Após várias solicitações feitas pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) prorrogou para até 30 de abril de 2019 o prazo de validade do convênio de ICMS nº 100/97 que reduz a base de cálculo do ICMS nas saídas dos insumos agropecuários. A Famato atuou diretamente com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e o Confaz demonstrando a necessidade da prorrogação do prazo e da manutenção do convênio sem modificações.

O prazo, que terminaria dia 31 de outubro, foi alterado por meio do Convênio ICMS nº 133/2017, publicado no Diário Oficial da União do dia 5 de outubro. O último pedido de prorrogação feito pela Famato havia sido protocolado na Sefaz-M no dia 5 de junho.

“Vamos continuar trabalhando para que não ocorram modificações no convênio que possam onerar ainda mais a produção do Estado de Mato Grosso”, disse a analista Trabalhista e Tributária da Famato Maíra Safra.

Fonte: Ascom Famato

 

 

 

2016_12_12_FAMATO - Assinatura de e-mail - Nucleo de comunicação 1-17

OBRIGATORIEDADE Famato alerta produtores sobre a regularização da Contribuição Sindical Rural

OBRIGATORIEDADE

 

Famato alerta produtores sobre a regularização da Contribuição Sindical Rural

 

http://sistemafamato.org.br/portal/imagens/noticias/05102017115721.jpg

Ascom Famato

 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) alerta os produtores rurais inadimplentes com o pagamento da Contribuição Sindical Rural exercício 2017 que o não pagamento dos débitos pode acarretar juros, multas e cobranças judiciais.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) tem a legitimidade ativa para a cobrança da Contribuição Sindical Rural até o exercício de 2017. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ainda em vigor, o montante arrecadado deverá ser partilhado entre a Confederação, Federações, sindicatos e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Do valor arrecadado pela CNA, 60% vai para o Sindicato Rural, 5% para a CNA, 15% para a Federação e 20% para o Ministério do Trabalho.

A Famato esclarece que a Contribuição Sindical Rural é importante para o fortalecimento do setor agropecuário. Os recursos arrecadados se revertem em prestação de serviços ao produtor rural. Como, por exemplo, em assessorias jurídica, ambiental, fundiária, tributária e outros.

Com a finalidade de fortalecer o sistema sindical, a Famato e os Sindicato Rurais do estado estão mobilizados para orientar e tirar dúvidas dos produtores pessoa física e jurídica que se encontram em situação de inadimplência.

Leia mais: http://sistemafamato.org.br/portal/famato/noticia_completa.php?codNoticia=237762

 

 

 

 

2016_12_12_FAMATO - Assinatura de e-mail - Nucleo de comunicação 1-17